Comando Hidráulico: o que é e para que serve?
Garantindo segurança e qualidade para seu projeto, o comando hidráulico tem ampla utilidade na indústria. Saiba mais sobre esse equipamento tão importante!
Os comandos hidráulicos são peças que compõem o sistema hidráulico. Eles redirecionam e controlam a circulação do óleo hidráulico em direção aos atuadores do mecanismo.
Assim, a substância em movimento contém energia hidráulica e é direcionada para cilindros, prensas e motores hidráulicos. Seu objetivo é, acima de tudo, aumentar a precisão do funcionamento do sistema hidráulico.
Desta forma, para que a operação e manipulação adequada desses sistemas ocorra de forma correta, os comandos hidráulicos dispõem de botões e alavancas em sua estrutura.
Atualmente, há diferentes tipos de comandos hidráulicos no mercado e o catálogo da LENZ dispõe de alguns.
Os diferentes tipos de comando hidráulico
Existem diferentes tipos de comandos hidráulicos e eles podem ser separados em categorias como monobloco, modular e monobloco elétrico. Cada um desses dispõe de aspectos técnicos e físicos diferentes.
Algumas de suas variações residem na forma com que eles podem ser acionados, sendo as formas pneumática, elétrica e manual as mais comuns. Além disso, eles variam no âmbito da estrutura, já que podem ser fabricados com muitas variantes de roscas, válvulas auxiliares e centradores de hastes.
Comandos monobloco
Os comandos hidráulicos monobloco possuem até cinco vias de montagem, entre 1 e 7 secções e pressão máxima de trabalho de até 250 bar. Confira abaixo alguns dos tipos:
Comando Hidráulico Monobloco P40
Neste tipo, o comando possui vazão nominal de 40l/min e dispõe de 1 até 7 secções, acionamento manual e hidráulico e, como opcional para By-pass, conector de passagem de pressão.
Também contém opcionais para êmbolo (spool) de centro aberto ou simples efeito em “A” ou “B” e como opcionais para controle de êmbolo: detentes de 1 e 2 posições, anular de 1 posição e mola em “A” e detente em “B” ou vice-versa.
Comando Hidráulico Monobloco P60
Já no comando P60, ele dispõe de vazão nominal de 60l/min, disponibilidade de 1 até 7 secções, acionamento manual e hidráulico e, como opcional para By-pass, conector de passagem de pressão.
Assim como o P40, também contém opcionais para êmbolo (spool) de centro aberto ou simples efeito em “A” ou “B” e como opcionais para controle de êmbolo: detentes de 1 e 2 posições, anular de 1 posição e mola em “A” e detente em “B” ou vice-versa.
Comando Hidráulico Monobloco P80
No P80, o comando possui vazão nominal de 80l/min e dispõe de 1 até 6 secções, acionamento manual, hidráulico e pneumático e, como opcional para By-pass, conector de passagem de pressão.
Também como nos dois acima, contém opcionais para êmbolo (spool) de centro aberto ou simples efeito em “A” ou “B” e como opcionais para controle de êmbolo: detentes de 1 e 2 posições, anular de 1 posição e mola em “A” e detente em “B” ou vice-versa.
Como diferencial, possui também opcional para centro fechado.
Comando Hidráulico Monobloco P40JOY
No comando hidráulico monobloco P40JOY, há a presença de um joystick em sua estrutura. Nos aspectos técnicos, este possui vazão nominal de 40l/min e até duas secções disponíveis, acionamento manual e, como opcional para By-pass, conector de passagem de pressão.
Comando Hidráulico Monobloco P80JOY
Assim como no comando hidráulico monobloco P40JOY, o P80JOY também tem a presença de um joystick em sua estrutura. Nos aspectos técnicos, este possui vazão nominal de 80l/min e também dispõe de até duas secções disponíveis, acionamento manual e, como opcional para By-pass, conector de passagem de pressão.
Comando Hidráulico Monobloco P120
Com modelagem igual aos primeiros, o comando hidráulico P120 possui vazão nominal de 120l/min e dispõe de 1 até 4 secções, acionamento manual e hidráulico e, como opcional para By-pass, conector de passagem de pressão.
Este também contém opcionais para êmbolo (spool) de centro aberto ou simples efeito em “A” ou “B” e como opcionais para controle de êmbolo: detentes de 1 e 2 posições, anular de 1 posição e mola em “A” e detente em “B” ou vice-versa.
Comandos modulares
Os comandos hidráulicos modulares ou fatiados são construídos com corpos separados entre si, têm opções entre 1 e 10 estágios e pressão máxima de trabalho de até 250 bar.
Comando Hidráulico Modular SC100
Com vazão nominal de até 100l/min, entre 1 e 8 secções disponíveis, acionamento manual, hidráulico e pneumático e conector de passagem de pressão como opcional para By-pass.
Além disso, opcionais para êmbolo (spool) de centro aberto e simples efeito em “A” ou “B” e também como opcionais para controle de êmbolo: detentes de 1 e 2 posições, anular de 1 posição e mola em “A” e detente em “B” ou vice-versa.
Como diferencial, possui Controle Independente de Pressão em “A” ou “B” através do corpo alto com válvula de alívio anticavitação como opcional para centro fechado.
Comandos elétricos
Os comandos hidráulicos elétricos do tipo monobloco possuem um acionamento diferente dos demais por ser feito através de uma descarga elétrica acionada por um botão. Seus acionamentos podem ser manual, elétrico ou eletrônico e a pressão máxima é de até 250 bar.
Comando hidráulico elétrico SD45
Com vazão nominal de 45l/min, este comando tem disponível entre 1 e 6 secções e acionamento elétrico de 12V ou 24V.
Os diferenciais de cada tipo
Os comandos hidráulicos são caracterizados pela versatilidade e ampla variedade. Assim, eles se diferenciam também em funcionalidade e não somente nas configurações estruturais.
Há dois tipos de sistema: aberto e fechado. Essas definições dizem respeito à válvula de controle direcional, que altera seu funcionamento quando aberta ou fechada.
No sistema aberto, o fluxo é contínuo e a pressão é interrompida de tempo em tempo.
Já no sistema fechado, o fluxo produzido para manter a bomba é exatamente o suficiente, assim gerando a comunicação da válvula com a bomba e não produzindo grandes quantidades de óleo.
Além disso, há também diferenças nas opções entre comandos hidráulicos manuais e automáticos.
Nos primeiros, o preço acessível e a facilidade de manuseio são as características principais.
Já nos segundos, a aceleração e a melhoria na operação são seu diferencial, já que, automatizando uma máquina, um profissional como operador é dispensável para realizar esta função.
Onde os comandos hidráulicos podem ser usados?
Além de suas diferentes configurações e utilidades, os comandos hidráulicos também podem ser utilizados em diferentes situações e máquinas. Eles podem ser usados em:
- ⦁ Guinchos;
- ⦁ Pás-carregadeiras;
- ⦁ Compactadores de lixo;
- ⦁ Empilhadeiras;
- ⦁ Tratores de esteira;
- ⦁ Rolos compactadores;
- ⦁ Guindastes;
- ⦁ Prensas industriais;
- ⦁ Prensas de sucata;
- ⦁ Betoneiras;
- ⦁ Perfuratrizes;
- ⦁ Carregador florestal;
- ⦁ Tratores agrícolas;
- ⦁ Colheitadeiras.
Assim, além da utilidade industrial em construções civis e fábricas, os comandos hidráulicos também podem ser utilizados para funções agrícolas, trabalhando com tratores de lavouras, gradagens e plantios para auxiliar no seu funcionamento.