Mangueira para bomba de combustível: como escolher e instalar
Versátil, a mangueira para bomba de combustível é muito utilizada em postos e são projetadas para suportar a mistura de gasolinas e combustíveis diesel.
Antigamente, as mangueiras utilizadas para o transporte de combustível eram comuns e realizavam o trabalho perfeitamente. Porém, com as modernizações, os combustíveis modernos envolvem cada vez mais processos químicos, de modo que a mangueira para bomba de combustível utilizada precisou ser adaptada.
As razões para essa adaptação são claras. A mais notável, talvez, mora no fato de que: a composição de borracha é deteriorada quando está em contato com a mistura de etanol e benzeno.
Os óleos da mangueira são sugados e, adicionado a isso, ela fica seca, rígida e quebradiça, propícia a vazamentos. Além disso, pequenas partículas de borracha entopem os filtros de combustível, injetores e também outros dispositivos que recebem os combustíveis.
Estes componentes podem ser utilizados em postos de combustível para a bomba de abastecimento, sucção e descarga de água e de ar e lavagens em geral.
Como a mangueira para bomba de combustível funciona?
A função principal da mangueira para bomba de combustível já está implícita em seu nome: transportar combustível. Porém, de maneira menos simplificada, o combustível percorre um caminho antes de chegar às bombas.
O combustível vai da petrolífera ao posto por meio de caminhões-tanque e param na área de descarga. Lá, um cabo-terra é conectado ao caminhão.
Leia também: Tudo sobre mangueiras hidráulicas.
Além dele, uma mangueira é conectada no bocal do tanque. Assim, quando o motorista abre a válvula de combustível, o líquido é movido por meio da mangueira para os tanques e depois para a bomba de combustível.
O processo de transporte do combustível do tanque para a bomba também é feito por meio de tubulações e mangueiras que suportam os componentes do combustível sem serem danificados.
Por fim, quando o combustível sai da bomba de abastecimento para o tanque do carro, ele também é transportado por meio de mangueiras resistentes. Estas podem ser vistas nos postos de gasolina ao abastecer seu veículo.
Quais os tipos de mangueira para bomba de combustível?
Uma mangueira para bomba de combustível precisa ser altamente revestida e reforçada, pois ela transporta líquidos altamente inflamáveis. O vazamento desses líquidos pode causar graves acidentes!
Esses componentes também impedem que qualquer mudança climática ou faísca no ambiente entre em contato com o líquido. Assim, mangueiras específicas são requeridas para a tarefa de transporte de combustível.
Há diversos tipos de mangueira para bomba de combustível. Separamos as principais.
Óleo combustível – lonada
Fabricada com tubo interno de borracha sintética, dois trançados de fio têxtil reforçados e coberta com borracha sintética resistente a ozônio e intempéries, esse modelo de mangueira para bomba de combustível também trabalha com temperaturas de trabalho que variam entre -40ºC e 100ºC.
Este modelo pode ser aplicado em linhas de sucção e retorno com baixa pressão. Todos os modelos acima são projetados para transportar combustíveis como Etanol, Gasolina e Diesel.
Como instalar?
O primeiro passo para instalar ou substituir uma mangueira para bomba de combustível, é iniciar pelo alívio de pressão a fim de evitar o vazamento de combustível em grandes proporções.
Para fazer isso, você deve remover o fusível ou relé da bomba de combustível e ligar o motor até que ele desligue. Após isso, é seguro desconectar a mangueira.
Agora, para garantir que sua mangueira para bomba de combustível esteja instalada de forma correta, é necessário se atentar a alguns detalhes. A mangueira precisa ter as medidas corretas para que sua performance seja realizada de maneira impecável.
O conjunto não pode ser curto demais, pois assim a flexibilidade e as alterações no tamanho causadas pelo movimento de contração e expansão diminuirão a vida útil da mangueira.
Seu comprimento também não pode ser grande demais, pois assim, a instalação aparentará estar incorreta e um custo desnecessário será investido no processo. O tamanho adequado de uma mangueira evita abrasões durante o movimento de flexão.
Também há diferentes tipos de instalação das mangueiras. Caso a instalação seja reta, por exemplo, a mangueira deve estar alinhada e afrouxada o suficiente para as mudanças de comprimento que ocorrem quando há pressão na mangueira.
Se a mangueira ficará curvada, é necessário que ela seja colocada num ângulo que evite curvas de pequeno raio em sua extensão. Normalmente, a posição recomendada é em formato de ‘U’.
Agora, caso a mangueira esteja posicionada de lado, é necessário que o raio de curvatura esteja 100% correto para evitar que o fluxo seja restringido ou até entre em colapso. Há tabelas de curvatura nas quais você pode consultar a curvatura ideal.
Por fim, o uso de cotovelos e adaptadores é recomendado para compensar deformações nos conjuntos e melhorar as instalações e, futuramente, suas manutenções.