Caminhão guincho: conheça os tipos disponíveis no mercado
Com uma grande variedade de mercado, o caminhão guincho é muito utilizado por seguradoras e oficinas mecânicas. Acesse o texto e conheça detalhes sobre este universo!
Quando o motorista precisa de um serviço de reboque, é muito provável que o socorro acabe chegando por meio de um caminhão guincho.
Por mais que pareça óbvio, o processo de resgate só poderá ocorrer caso o caminhão possua um guincho de fato. Ou seja, que este componente vá muito além da simples presença em seu nome.
Assim, antes de saber como os caminhões guincho funcionam, é preciso listar alguns tipos existentes e a melhor utilização de cada um deles.
Os tipos de caminhão guincho
Os diferentes modelos de caminhões guincho se separam em grupos de acordo com suas configurações, funções e capacidades. Conheça abaixo as principais variações disponíveis no mercado:
Caminhão de corrente e gancho
É o tipo de caminhão guincho mais comum e pode ser utilizado para todos os tipos de carga.
Sua recomendação mais adequada, porém, se direciona aos veículos já danificados ou quebrados – a caminho para o descarte. Afinal, a pressão feita por sua estrutura pode danificar os automóveis no momento do transporte.
Dentre os veículos mais sensíveis à utilização do caminhão de corrente e gancho, estão aqueles com tração 4×4, que podem ter seu trem de força danificado ao utilizar este tipo de reboque.
Caminhão de reboque integrado
Este tipo de caminhão guincho, é projetado especialmente para transportes de veículos mais pesados. Ele é utilizado, normalmente, para carregamento de ônibus e outros caminhões.
Este transporte só é possível por conta de eixos extras mais resistentes e reforçados ligados ao núcleo do caminhão.
Caminhão com elevador de rodas
Um dos modelos mais baratos do mercado, este tipo de caminhão é semelhante ao de corrente e gancho. No entanto, ele acaba sendo visto como uma opção menos segura.
Como ponto positivo, este modelo tem o fato de utilizar um garfo de metal enganchado nas rodas dianteiras ou traseiras, no lugar das correntes. Isso faz com que as chances de estrago do veículo transportado sejam menores, já que a suspensão do veículo consegue sustentar e puxá-lo para longe.
Caminhão guincho de plataforma
Este modelo é projetado de maneira especial, feito com ferro anticorrosivo e são também muito comuns.
Como diferencial, ele tem por característica de misturar segurança com facilidade de utilização.
O uso mais comum deste caminhão guincho se dá no transporte de veículos leves que apresentam falhas mecânicas em ruas e estradas.
O ferro altamente resistente que ele carrega o auxilia na hora de conduzir o veículo na rampa ou ao puxá-lo para cima de forma prática.
Além disso, sua plataforma de condução é plana e vazia, o que – somado à sua hidráulica – facilita o momento do reboque e permite conduzir os veículos sem causar danos.
Caminhão guincho lança
Por fim, também conhecido como caminhão guincho pesado lança, este tipo é especialmente usado para rebocar ônibus, carretas, viaturas pesadas e outros caminhões.
Como seu nome já indica, este modelo possui uma espécie de lança que se acopla ao chassi do veículo a ser transportado.
Como os caminhões guincho funcionam
Para realizar o reboque de veículos, estes veículos necessitam de um guincho que os possibilitem puxar o automóvel para cima da plataforma. Normalmente, para tal, são utilizados guinchos elétricos ou hidráulicos.
O reboque é feito por meio de um sistema de inclinação do veículo e, ao mesmo tempo, o sarilho (ou rolo) começa a funcionar, enrolando de volta o cabo de aço e forçando o veículo a subir na plataforma.
Por necessitarem de grandes esforços, os caminhões normalmente utilizam guinchos elétricos, evitando a necessidade de trabalho manual. Na LENZ, contamos com alguns destes em nosso catálogo.
Guincho elétrico linear REDEL-3000
- – Suporta até 3.000 lbs (aproximadamente 1.361 kg) de tração, conta com motor de 12V DC de 1.5hp e 1.0 kW e redução de 138:1.
- – Tem ação de frenagem automática no tambor e cabo sintético, gancho, roletes e parafusos como acessórios inclusos.
- – Dimensões: 334mm x 114mm x 120mm, 7.4kg de peso e pode ser utilizado em quadriciclos, motocicletas e veículos off road de pequeno porte.
Guincho elétrico linear REDEL-9500
- – Suporta até 9.500 lbs (aproximadamente 4.310 kg) de tração, tem motor de 12V DC de 5.5hp e 4.1 kW e conta com redução de 218:1.
- – Ação de frenagem automática no tambor e cabo de aço, controle remoto, joystick, gancho, roletes e parafusos como acessórios.
- – Dimensões: 546mm x 218mm x 160mm, 38 kg de peso e pode ser usado em plataformas de Auto Socorro, carros off road e muitos outros.
Guincho elétrico linear REDEL-12000
- – Suporte de até 12.000 lbs (aproximadamente 5.443 kg) de tração, motor de 12V DC de 6.0hp e 4.4 kW e redução de 265:1.
- – Ação de frenagem automática no tambor e cabo de aço, gancho, roletes, joystick, controle remoto e parafusos como acessórios inclusos.
- – Dimensões: 558mm x 218mm x 160mm, 42 kg de peso e pode ser utilizado em veículos off road, plataformas de Auto Socorro e outros.
Guincho elétrico linear REDEL-15000
- – Suporte de 125.000 lbs (aproximadamente 6.804 kg) de tração, motor de 12V DC de 6.8hp e 5.0 kW e conta com redução de 262:1.
- – Ação de frenagem automática no tambor e cabo de aço, controle remoto, joystick, gancho, roletes e parafusos como acessórios.
- – Dimensões: 640mm x 210mm x 400mm, 46 kg de peso e pode ser usado em plataformas de Auto Socorro, carros off road e muitos outros.
Também como indica o nome, guinchos elétricos funcionam por meio do acionamento elétrico de botões. Seu cabo de aço é enrolado a partir do acionamento automático do motor, sem a necessidade de alavancas e esforços físicos.
Embora o serviço de caminhão guincho seja utilizado majoritariamente em casos de acidentes nas estradas, sua utilidade está longe de se restringir a este cenário. Outras funcionalidades do equipamento são em situações como: serviços de mecânica como pneus furados; motor engasgado; e panes em outros sistemas da direção do veículo.
Por fim, há alguns cuidados a se tomar quando utilizamos um caminhão guincho. Primeiramente, o transporte de outros caminhões deve ser feito apenas com o primeiro esvaziado.
Afinal, a carga pode atrapalhar a potência do caminhão e causar possíveis acidentes. Além disso, o peso extra da carga pode acabar tombando o caminhão.
Combinar o modelo ideal do veículo com a sua funcionalidade mais adequada, também é um fato que será decisivo no dia a dia de sua utilização.
Atentando-se a estas questões, é possível preservar a vida útil do caminhão guincho por muito mais tempo.