Guincho plataforma: confira tudo sobre o serviço
Amplamente utilizado para socorrer veículos em pane ou acidentados, o guincho plataforma pode ser útil ainda no transporte de máquinas ou até embarcações.
É bem possível que, ao andar de carro ou transporte público, você já tenha visto um veículo parado no acostamento aguardando o socorro chegar. Quando não se trata apenas de um pneu furado, por exemplo, é necessário recorrer a um guincho plataforma.
O guincho plataforma é utilizado para a remoção e resgate de veículos acidentados ou em pane. Por isso, também são chamados de plataformas de autossocorro e podem ser acopladas a diferentes tipos de chassis e, a depender do modelo, sustentam variadas capacidades de carga.
É possível encontrar modelos diversos no mercado que podem transportar um, dois, três ou mais veículos em uma única viagem. Esses atributos tornam o guincho plataforma um equipamento eficiente e muito prático.
Como é o funcionamento do guincho plataforma?
Em primeiro lugar, é importante saber que esse equipamento funciona de forma muito simples.
O guincho plataforma conta com comando hidráulico de acesso prático e, sem perder a leveza da estrutura, entrega sobre chassis de uma resistência impressionante. Ele possui guinchos hidráulicos que, conforme as especificações de uso, suportam variadas capacidades de arraste.
Quando o sistema é acionado, a plataforma se movimenta suavemente, inclinando-se e indo em direção ao chão ao mesmo tempo, formando uma rampa. Dessa forma é possível arrastar o carro para cima, logo que ele estiver devidamente içado e posicionado, o sistema hidráulico faz todo o resto.
Essa ferramenta de socorro é recomendada para muitos portes de veículos. Tudo depende do PBT (peso total bruto) que serve para classificar a dimensão e suporte total de carga do automóvel a ser guinchado.
O equipamento ainda é extremamente reforçado e versátil, tendo um bom desempenho em diferentes condições de trabalho, seja em pátios de obras, cidades ou na estrada.
Quais veículos costumam ser transportados pelo guincho plataforma?
Conforme supracitado, o guincho plataforma, além de muito prático, possui uma capacidade de carga imensa, por isso qualquer tipo de veículo pode ser transportado, incluindo:
- – Máquinas;
- – Embarcações;
- – Veículos leves (motocicletas e carros de passeio);
- – Veículos pesados (inclusive outros guinchos plataforma).
Mesmo com o cabo de aço preso ao veículo, é importante usar cintas que o deixem o mais preso e estável possível, para evitar que a traseira “sambe” em cima da plataforma e provoque um acidente.
Tipos de plataformas
Plataforma lança
Esse tipo de guincho plataforma é acoplado em caminhões robustos e serve para o reboque de grande porte. É possível encontrar esse modelo com capacidades de carga de 10 a 30 toneladas, tudo depende do propósito do equipamento.
Via de regra, esse modelo também acompanha ou é compatível com um guincho adicional giratório.
Plataforma Asa Delta
O transporte de automóveis adicionais se torna possível com o guincho plataforma asa delta, uma vez que, apenas a frente do carro é içada, enquanto as rodas traseiras permanecem no asfalto (ocupando menos espaço).
Plataforma Autosocorro com Remonte
Extremamente utilizado por concessionárias, esse modelo conta com uma estrutura de capacidade bastante ampla. Diversos veículos podem ser guinchados ao mesmo tempo. Essa plataforma guincho também opera em concessões de rodovias, por exemplo.
Plataforma com Deck
Com uma capacidade de carga que varia entre 1,5 e 17 toneladas, esse tipo de plataforma suporta no máximo três veículos, mas sua estrutura é muito eficiente.
O modelo é formado por um cilindro de deslocamento e dois cilindros hidráulicos de basculamento e o piso possui alta aderência por ser produzido com material bate-pedra. Quando acionada, a plataforma deck se eleva de forma que mais um veículo caiba abaixo dela.
Qual a diferença entre reboque e caminhão com guincho plataforma?
Embora ambas as opções atuem no transporte e remoção de veículos, e todos os profissionais na área entendam a diferença entre as duas modalidades, muitas pessoas que precisam recorrer a estes serviços não entendem.
O que é reboque?
O reboque é um modelo de caminhão que desloca cargas, mas que não tem tração ou motor próprio. Isto é, o reboque necessita de outro veículo para impulsioná-lo. Porém, mesmo sem tração própria, o reboque se equilibra em seus dois ou mais eixos e pode ser ligado a um motor.
O que é um caminhão guincho?
Conforme já foi visto ao longo do texto, o caminhão guincho é um veículo feito justamente para elevar ou puxar cargas, através de sua tração. Os guinchos são compostos por um rolo com sarilho e são eles que podem transportar outros veículos, além de auxiliar em construções.
Existem diversos modelos de caminhões guincho que podem ser usados em diferentes ocasiões, por exemplo:
- – Caminhão guincho plataforma;
- – Caminhão com elevador de rodas;
- – Caminhão de gancho.
Existem acessórios para este guincho?
Os acessórios para este tipo de auto socorro são muitos e, costumam ser fornecidos por empresas especializadas em componentes hidráulicos, como a LENZ.
No mercado, é possível encontrar desde patins de alavanca até suportes para bandeja. A remoção de um automóvel exige peças, componentes e acessórios de alta resistência e durabilidade.
O suporte de bandeja, por exemplo, é um item básico, usado como adaptador no resgate de veículos em plataformas asa delta. Sem uma boa resistência, carregar mais de um veículo seria completamente inviável.
Outros acessórios que também são amplamente utilizados em guincho plataforma, são os cones de sinalização. Eles se fazem necessários especialmente para a segurança, mas também para o cumprimento da legislação.
Além disso, existem os patins tipo skate, que servem para tornar o resgate mais prático e melhorar o arraste. Já os patins de locomoção, possuem base ajustável e rodas pneumáticas.
O guincho hidráulico da plataforma é seguro?
O guincho hidráulico presente nos caminhões de resgate é um maquinário que foi desenvolvido para arrastar ou suspender cargas de forma ágil e simples. Para manusear esse equipamento não é preciso ser um operador altamente especializado, visto que o mecanismo é bastante intuitivo e prático.
Todavia, é preciso se cercar de alguns cuidados para que a operação seja segura tanto para quem está fazendo o serviço, quanto para os veículos em si.
Por exemplo, checar se o guincho apresenta alguma avaria, analisar se existe algum vazamento de óleo presente, observar se o cabo de aço está intacto, além das averiguações gerais das condições estruturais do guincho hidráulico.
No guincho plataforma, ele costuma ficar localizado no topo da plataforma, mais próximo à cabine do caminhão. Estrategicamente posicionado para que o arraste seja rápido, eficiente e seguro.
Além disso, é possível encontrar modelos que oferecem uma alta capacidade de carga que variam entre 4 e 30 toneladas, tudo depende da capacidade da própria plataforma, caminhão e operação.
Independente da capacidade deste equipamento para plataforma, é indispensável que ele seja de boa procedência e de fornecedores confiáveis, que também possam fornecer as peças de reposição básicas para o bom funcionamento e que atendam as necessidades dos clientes.
Como você pôde ver, o guincho plataforma é perfeito para o transporte de veículos, cargas e máquinas. Por todos estes motivos, ele é uma das opções mais utilizadas na hora do socorro!