Carro mais rápido do mundo: modelos que alcançaram o feito
Quer conhecer a seleta lista de máquinas que já ganharam o status de carro mais rápido do mundo? Venha conosco!
Muitos fatores podem levar os entusiastas de carros esportivos ao delírio. Como objeto do sonho de consumo de muita gente, eles despertam a paixão muito por conta de seus desempenhos. Alguns dos modelos que já ganharam o status de carro mais rápido do mundo, por exemplo, beiram inacreditáveis 500 km/h.
Agora que citamos o status tão cobiçado pelos superpotentes, é bem possível que você esteja imaginando por aí: que modelos são esses que já tiveram a honra de ostentar o título de carro mais rápido do mundo?
Fique tranquilo, não vamos te deixar na mão! Ou melhor, na pista.
A LENZ separou uma lista dos carros mais velozes já desenvolvidos, levando em consideração apenas a velocidade máxima que esses automóveis são capazes de atingir, confira adiante!
Carros mais rápidos do mundo
Pagani Huayra
Concebido pela divisão AMG da Mercedes-Benz, o Pagani Huayra pode ser considerado o décimo carro mais rápido do mundo. Atingindo cerca de 370 km/h, o motor central é um belo V12, com 730 cv de potência. O desenho do projeto foi feito pelo próprio fundador da empresa, Horacio Pagani.
McLaren F1
Um superesportivo para além de sua época, o McLaren F1 foi desenvolvido entre os anos de 1993 e 1998, tornando-se revolucionário ao alcançar a marca de 391 km/h.
O modelo britânico de apenas 1.140 kg conseguiu entrar para a lista que coroa o carro mais rápido do mundo na nona posição graças ao seu motor fabricado em alumínio e ao chassi produzido em fibra de carbono, que lhe proporciona leveza e uma excelente aerodinâmica.
Saleen S7 Twin Turbo
Esse veículo se tornou mundialmente conhecido em 2000, logo após superar o brilhante recorde de velocidade do McLaren F1. O Saleen S7 Twin Turbo recebeu uma considerável atualização em 2005, quando passou de 557 cv para 760 cv de potência.
A partir daí, ficou conhecido como o carro mais rápido do mundo ao registrar 399 km/h.
9ff Porsche GT9-R
A empresa 9ff se tornou especialista em modelos Porsche 911. A companhia fundada em 2001 por Jan Fatthauer, então, resolveu embarcar em um projeto interessantíssimo: montar por conta própria seus supercarros.
Desse modo, adquiriram monoblocos da montadora alemã para, em 2007, apresentar o GT9-R que se tornou o carro mais rápido do mundo, e o mais veloz já desenvolvido pela 9ff, atingindo os 414 km/h.
Koenigsegg Agera R
A marca sueca Koenigsegg apresentou o Agera R no Salão do Automóvel de Genebra, em março de 2011. O supercarro possui um motor V8 com quatro válvulas por cilindros, debaixo do capô.
Sua motorização possuía 1.115 cv de potência, rendendo 420 km/h. Esse feito garantiu ao Agera R a sexta posição no ranking de carro mais rápido do mundo.
SSC Ultimate Aero Twin Turbo
Antes conhecida como Shelby Super Cars, a partir de 2013 a fabricante passou a ser conhecida como SSC North America e entrou para o top 5 com o SSC Ultimate Aero Twin Turbo.
Tido como uma verdadeira cavalaria, o motor central é um V8 com potência de 1.200 cv. Seus testes de desempenho lhe renderam 430 km/h e, por um tempo, o título de carro mais rápido do mundo.
Bugatti Veyron Super Sport
O Grupo Volkswagen foi o responsável por desenhar e projetar o Bugatti Veyron Super Sport, na Alemanha. A fabricação, por sua vez, ocorreu na França, em Molsheim, pela Bugatti Automobiles S.A.S.
Seu motor tetraturbo 8.0 contava com a potência de 1.200 cavalos, assim como o SSC Ultimate Aero Twin Turbo. Entretanto, o modelo Bugatti Veyron Super Sport foi um pouco mais longe e marcou 431 km/h.
Hennessey Venom GT
Produzido entre 2010 e 2017, o superesportivo norte-americano alcançou a terceira posição da lista.
O Hennessey Venom GT detinha surpreendentes 1.451 cv de potência, graças ao seu motor V8, biturbo 7.0. Tornou-se o carro mais rápido do mundo ao registrar nada menos que 435 km/h.
Koenigsegg One:1
Novamente a fabricante sueca impressionou o planeta todo, em 2017, mantendo um recorde incrível pelos dois anos seguintes de carro mais rápido do mundo, com o Koenigsegg One:1.
Como o próprio nome de batismo do veículo já propõe, a relação entre peso e potência é de 1:1. Isto é, 1.360 cv de potência para 1.360 kg (um cavalo por quilograma). Com isso, a supermáquina chegou aos 440 km/h.
Bugatti Chiron
Após o feito do Koenigsegg One:1, a Bugatti correu atrás do prejuízo e em 2016 lançou o Bugatti Chiron. Embaixo do capô existe um motor 8.0, com 16 cilindros configurados em W e quatro tubos.
Depois de vários testes realizados em Ehra-Lessien, na pista do Grupo Volkswagen, na Alemanha, o Bugatti Chirou alcançou a marca de 490 km/h, tornando-se o carro mais rápido do mundo.
O caso SSC Tuatara
Por muitos anos, os executivos da SSC traçaram como meta desenvolver o carro mais rápido do mundo. Esses planos previam que o modelo Tuatara superasse o Koenigsegg Agera R que, até então, era considerado o mais veloz.
Todavia, a SSC divulgou amplamente um vídeo com o Tuatara sendo pilotado por Oliver Webb, onde o supercarro supostamente atingia 508,73 km/h. É claro que, na época, as imagens foram extremamente questionadas e tidas como duvidosas.
A SSC acabou admitindo que a maneira como o vídeo havia sido editado daria, de fato, margem para que o público duvidasse da veracidade do conteúdo.
Os dados da SSC foram fornecidos publicamente e o canal do YouTube Engineering Explained analisou criteriosamente o caso, concluindo que o Tuatara havia marcado apenas 360 km/h.
Outro ponto que corroborou com a suspeita popular, foi a ausência da empresa austríaca Dewetron durante os testes, uma vez que era apontada como a validadora do recorde.
A empresa se pronunciou e afirmou que, de fato, não participou da aferição de velocidade da ocasião. A Dewetron apenas teria vendido os equipamentos necessários para que os testes fossem realizados.
Após a polêmica, uma nova tentativa de alcançar o recorde foi feita em 2020. Para assegurar a assertividade da velocidade que seria marcada pelo veículo, a equipe contou com o auxílio de cinco aparelhos GPS. Ainda assim, o registro foi de “somente” 404 km/h e o piloto da vez diz ter percebido um comportamento estranho no Tuatara.
A SSC não se contentou com o resultado, é claro. Visando tornar o Tuatara o carro mais rápido do mundo, uma terceira e última tentativa foi realizada.
Monitores de quatro marcas diferentes foram utilizados para aferir com precisão a rodada de testes no Kennedy Space Center, na Flórida. Desta vez, o supercarro registrou 454,8 km/h, ultrapassando o Koenigsegg Agera R, e finalmente – porém temporariamente – tornou-se o carro mais rápido do mundo. Mas o modelo ainda é considerado integrante da lista.
O mais interessante, é que o piloto responsável pelo recorde é o proprietário do primeiro Tuatara fabricado no mundo, Larry Caplin. Ele adotou uma estratégia “drag race”, que envolve o uso da potência total do motor por cerca de 50 segundos. Na primeira tentativa, a aceleração total foi interrompida nos 25 segundos.