Conheça a moto mais rápida do mundo e suas concorrentes
Moto mais rápida do mundo pode atingir os 400 km/h e foi feita especialmente para pistas de corrida.
Muito se fala sobre o carro mais rápido do mundo e toda a velocidade que as quatro rodas conseguem alcançar. Porém, tão interessante quanto ele é a velocidade que a moto mais rápida do mundo pode alcançar – desafiando limites em apenas duas rodas e uma pequena carroceria.
A velocidade é, desde a invenção dos automóveis e motocicletas, um importante fator levado em conta nas melhorias e adaptações. Por exemplo, um carro era lançado e, no ano seguinte, outro mais rápido e potente o substituiria.
Assim, o mesmo acontecia no mercado das motocicletas.
As primeiras motocicletas o trajeto de evolução
De volta ao século 19, o conceito de moto mais rápida do mundo ainda não era levado em conta.
Por volta do ano de 1885, a suposta primeira motocicleta do mundo foi inventada por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach em uma oficina de teste em Cannstatt, na Alemanha.
Chamada de Daimler Reitwagen ou Einspur, nomes com significados de ‘vagão de dirigir’ ou ‘pequeno caminho’ respectivamente, a pequena motocicleta contava com motor de 264 cm³ e 60 quilos.
O protótipo, além de leve, produzia apenas meio cavalo (vapor 368 W) a 700 rotações por minuto (rpm). Esta era a primeira moto do mundo.
A partir dessa criação, o mercado das motocicletas começou a movimentar-se e diversos modelos foram criados.
Em 1894, a primeira fábrica de motocicletas foi criada também na Alemanha. Em seu primeiro ano de funcionamento, a chamada Hildebrand & Wolfmüller vendeu 200 unidades de seu principal modelo.
Ao início do século 20, a Europa já contava com mais de 40 fábricas de motos espalhadas pelo continente e a demanda de motocicletas crescia cada vez mais.
Nos Estados Unidos também surgiram diversas montadoras, mas em números de fábricas, apenas 20. Os países europeus tomavam conta do mercado.
Neste meio tempo, a montadora BMW – futuramente BMW Motorrad – era lançada no continente europeu em 1916. Grandes modelos como a R 32 e a R 23 eram lançados em 1923 e ganhavam atualizações icônicas.
Porém, isso mudou com o final da Segunda Guerra Mundial: o mundo estava mais moderno e polos tecnológicos se dividiram em países ao redor do globo. Isso nos leva ao Japão.
As famosas motos japonesas
A este ponto, o mundo procurava se remodelar e a indústria não estava mais focada em criar equipamentos de guerra. Assim, as motocicletas tornavam-se um símbolo de liberdade e um bem material.
Após um grande período de crise, o país asiático reconstruiu seu mercado e a indústria automobilística e de duas rodas foi um dos grandes focos.
Os modelos contavam cada vez mais com tecnologias e altas performances, chamando a atenção de amantes de motocicletas de todo o mundo. O Japão é, hoje, berço de alguns dos modelos de moto mais rápida do mundo.
Motores mais leves e potentes, designs avançados, menor custo e maior conforto: estes eram os fatores diferenciais das motocicletas japonesas que fizeram com que elas conquistassem este grande mercado mundial.
Assim, o mercado das duas rodas foi moldando-se e tornando-se o qual conhecemos hoje, com diversas marcas e montadoras distribuídas por diversos países – e como principal a Honda, líder de mercado japonesa.
A moto mais rápida do mundo
Potência, velocidade e performance combinadas: todos estes fatores e outros aspectos menores caracterizam a moto mais rápida do mundo – e suas concorrentes. A lista de motocicletas já era ampla e, com a variedade de hoje em dia, conseguiu aumentar.
Assim, antes de falar sobre a moto mais rápida do mundo dos dias atuais, podemos citar algumas motos marcantes no quesito rapidez ao longo dos anos.
Entre os anos de 1927 a 1940, apenas uma motocicleta ficou no pódio de moto mais rápida do mundo atingindo os 180 km/h de velocidade: a inglesa Brough Superior SS100 Pendine, com motor de 881 cc.
No ano de 1948, esse recorde foi batido também por uma moto britânica: a Vincent Black Lightning, que guardou o posto por mais incríveis 35 anos e um recorde de 240 km/h nas pistas.
Porém, nos anos 90, a supremacia japonesa tomou conta e de 1984 a 1999, o posto de moto mais rápida do mundo foi ocupado por seis motocicletas japonesas.
A primeira foi a Kawasaki GPZ900R Ninja, alcançando 254 km/h e fabricada até 1996. Em seguida, temos a Suzuki GSX-R 1100 atingindo 257 km/h e a Honda CBR 100F, com limite de 264 km/h.
Porém, a moto mais rápida do mundo não parou por aí. A Kawasaki Ninja estava de volta em seu modelo ZX-11, que alcançava 283 km/h.
Porém, este recorde não durou muito, já que a incrível Honda CBR1100XX Super Blackbird foi lançada e elevou os níveis da competição para incríveis 290 km/h.
Finalmente, em 1999, era lançada uma icônica motocicleta – e nela não faltava velocidade. Estamos falando da Suzuki Hayabusa, um dos modelos de moto mais rápida do mundo dos anos 2000.
A máquina atingia incríveis 312 km/h em um motor de 4 cilindros e 1298 cc que entregava 175 cv de potência.
Moto mais rápida do mundo: quais estão na disputa atualmente
Os anos 2000 chegaram e a tecnologia de ponta atingiu a indústria automotiva. Assim, 300 km/h não são nada para as motos de hoje. Assim, separamos as motos mais velozes dos dias atuais.
10. Yamaha YZF R1
Na décima posição da lista temos a Yamaha YZF R1, que atinge até 298 km/h e motor de 200 cv de quatro tempos e 16 válvulas.
9. Honda CBR1000RR Fireblade
Em nono lugar também temos a japonesa Honda com um de seus modelos CBR atingindo também 298 km/h com motor de 198 cv, indo de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos.
8. BMW S 1000 RR
A marca alemã volta à lista das motos mais rápidas do mundo com a S 1000 RR que, com seu motor de 207 cv e mais de 1000 cilindradas de potência, atinge os 303 km/h.
7. Suzuki GSX-1300R Hayabusa
A icônica do início dos anos 2000 segue na lista das mais velozes e seu motor de 190 cv a 9.700 rpm atinge ainda os surpreendentes 312 km/h.
6. Aprilia RSV4 1100 RR Factory
Marca um pouco menos renomada no mercado, a Aprilia ainda tem um de seus modelos entre as mais rápidas do mundo. A RSV4 tem motor que entrega 217 cv de potência e atinge 316 km/h.
5. Ducati Panigale V4R
O top 5 das mais rápidas começa com a potente Panigale, que atinge 331 km/h em um motor de 215 cv de potência.
4. Kawasaki Ninja ZX-14R
Outro modelo surpreendente da Kawasaki nesta lista é a Ninja ZX-14R, que atinge incríveis 335 km/h com seu motor de 203 cv.
3. Lightning LS-218
Ganhando medalha de bronze na lista, a terceira moto mais rápida do mundo é a estadunidense LS-218 que, com motor de 200 cv, atinge 348 km/h.
2. MTT Turbine Superbike Y2K
A medalhista de prata tem fama de quem usa motor de helicóptero – na verdade, um motor da Rolls-Royce – que entrega 320 cv de potência. Assim, a Y2K atinge os surpreendentes 365 km/h.
1. Kawasaki Ninja H2R: a moto mais rápida do mundo
Por fim, a dona do título de moto mais rápida do mundo é outra Ninja – agora a H2R. É, consequentemente, o modelo mais exclusivo da marca e até seus mínimos detalhes são feitos com a maior tecnologia da montadora.
Seu motor conta com quatro cilindros, 998 cc e 326 cavalos de potência, atingindo os incríveis 400 km/h. Porém, este modelo é feito apenas para pilotar nas pistas de corrida.
Há uma versão liberada para andar nas ruas comuns, que é a Ninja H2. Porém, sua velocidade é menor, atingindo os 326 km/h.