Luz do óleo acende e apaga quando acelera? Saiba o que significa
Quando a luz do óleo acende e apaga quando acelera-se o carro, deve-se ficar atento a maiores problemas.
Com o passar dos anos, a vida útil dos veículos tende a diminuir e seu carro pode começar a apresentar alguns sinais; estes, por si, nem sempre são defeitos, mas ainda assim é bom sempre estar alerta – como quando a luz do óleo acende e apaga quando acelera.
Por conta disso, as fabricantes de automóveis inseriram os painéis nos veículos para que, quando o carro apresentasse um destes sinais, o motorista fosse alertado por meio de luzes piscantes.
E, entre essas pequenas luzes acendendo e apagando, uma das que devemos ficar atentos é do óleo e, principalmente – como dito acima – se a luz do óleo acende e apaga quando acelera, entre outras condições.
Abaixo, confira quando isso pode acontecer e como cuidar desse possível problema:
Como funciona a lubrificação do veículo
Antes de apresentar o problema em que a luz do óleo acende e apaga quando acelera e suas soluções, devemos saber um pouco da mecânica de nossos carros.
Por isso, vamos entender melhor como funciona o sistema de óleo – ou sistema de lubrificação – de nossos veículos.
Com a principal função de preservar os componentes do veículo, o sistema de óleo evita que estes entrem em atrito e se danifiquem.
Seu funcionamento é, na verdade, bem simples, por meio de um sistema fechado composto por artifícios hidráulicos. Este tipo de sistema circulatório faz com que não haja atrito nem calor atingindo os componentes.
Inicialmente, o óleo fica armazenado em um pequeno depósito chamado cárter, cuja localização é abaixo do motor. Para que sua circulação ocorra, uma bomba hidráulica está ajudando a impulsioná-lo.
Esta bomba recebe as rotações do motor e começa a girar, primeiramente aspirando o lubrificante e, após isso, o liberando pelo sistema do veículo. Por fim, o óleo irá passar pelos componentes e protegê-los dos atritos entre si.
Assim, se esta circulação está incorreta ou algum componente, situações como quando a luz do óleo acende e apaga quando acelera podem acontecer. Porém, estes não são os únicos motivos.
As diversas luzes do painel
Assim como os diversos componentes do veículo, a possibilidade de diversos defeitos se apresentarem surge e, consequentemente, a necessidade de luzes no painel para indicá-los também.
São muitas opções, formas, cores e, principalmente, significados para estas pequenas luzinhas; o que elas têm em comum? Ao ligar o carro e também ao dar a partida no motor, todas elas acendem sozinhas.
Porém, não se deixe distrair: todas essas emitem um alerta de que seu carro está precisando de algo. Estes, normalmente, aparecem em duas cores: amarelo e vermelho.
Quando um dos ícones do painel aparece em coloração amarela, isso significa que há um problema sério neste componente específico, mas que não precisa ser resolvido de imediato.
Ao contrário do que ocorre quando o ícone aparece em vermelho, o que indica maior urgência do problema e necessidade de ser resolvido rapidamente. Além disso, problemas em iluminação vermelha têm alto risco de afetar o motor.
O painel também segue um esquema de fácil compreensão, já que a condução de um veículo exige grandes níveis de atenção e o motorista pode não ter tempo para desvendar um símbolo complicado.
Porém, nem sempre um ícone irá acender por conta de um problema específico. Símbolos podem acender por problemas em outra peça de seu sistema que pode não ter uma luz própria.
Além disso, os problemas podem variar no mesmo componente. Vamos utilizar de exemplo a luz do óleo, que pode apresentar diferentes problemas e, como principal deles, quando a luz do óleo acende e apaga quando acelera.
Luz do óleo acende e apaga quando acelera: o que isso significa?
Você está dirigindo tranquilamente e se dá conta: a luz do óleo acende e apaga quando acelera o carro. O que é isso? O que fazer?
Como já dito antes, após alguns anos, é comum que o carro comece a apresentar problemas por conta do desgaste do dia a dia em sua vida útil. Além disso, o óleo é um componente que precisa ser trocado de tempos em tempos.
Por isso, quando a luz do óleo acende e apaga quando acelera, podemos dizer que é um problema que ocorre com frequência e não significa que o painel está com problemas nas luzes, mas sim em problema interno do carro.
Normalmente, a explicação para essa luz piscante quando acelera-se o carro é que a pressão do óleo do motor está baixa, a qual é analisada por um sensor.
Assim, quando o óleo está em um nível crítico abaixo do necessário, a luz do óleo acende e apaga quando acelera. Isso pode indicar tanto que o óleo está vazando quanto a falta de pressão no sistema de lubrificação.
Outro problema muito comum indicado por essa pequena luz – principalmente em carros mais velhos ou com motores turbo – é quando o motor está muito quente. Essa confirmação pode ocorrer caso o nível do óleo esteja correto.
Se descartada esta opção, a cebolinha do motor pode estar sofrendo problemas. Apesar do nome incomum, este componente se trata do sensor de pressão de óleo e, caso esteja com a luz piscando, ele pode estar com mau contato.
Além desses, tanto o filtro de óleo pode estar precisando de uma troca quanto a bomba de óleo está entupida, ambos precisando de manutenção.
Por fim, o problema pode estar no óleo em si: se há borras de óleo velho em sua composição ou até mesmo o óleo colocado não é compatível com o tipo que seu carro exige, a lubrificação do sistema pode ser interrompida.
Como resolver o problema da luz do óleo que acende e apaga quando acelera?
Agora que você já conhece os possíveis problemas de quando a luz do óleo acende e apaga quando acelera, você deve estar se perguntando como resolvê-los.
O ideal é sempre fazer uma visita à oficina de seu mecânico de confiança, pois lá ele irá conferir o problema que está causando esse ‘acende e apaga’ da luz no painel.
Se possível no momento, conferir o nível do óleo já é um bom começo. Porém, tome sempre cuidado e apenas abra o capô para conferir com o carro totalmente desligado.
Já no mecânico, ele realiza essa consulta e já saberá qual dos problemas indicados acima é o caso de seu veículo.
Por fim, ele realizará a troca das peças quando necessário, como cebolinhas, filtros e bombas, além da troca e limpeza do óleo no armazenamento do motor.