Cilindro Hidráulico: o que é e para que serve?
Um importante elemento empregado na construção civil, o cilindro hidráulico está presente tanto no início das obras, quanto nas manutenções estruturais posteriores.
Você já deve ter ouvido falar em cilindro hidráulico, mas você sabe para que ele serve, afinal? Para entender melhor o seu funcionamento, é preciso conhecer um pouco sobre o segmento mais importante no qual ele é empregado.
Desde 2019, a construção civil se tornou mais um dos grandes setores que voltaram a crescer. Segundo informações levantadas pelo Ministério do Trabalho, apenas entre janeiro e agosto daquele ano, mais de 96,5 mil novos empregos foram gerados por este segmento.
Desde então, esse crescimento foi exponencial, o que se tornou uma notícia extremamente aclamada pelos profissionais da área, visto que o último registro de bom desenvolvimento havia sido em 2013.
Construção civil e a manutenção de estruturas
A construção civil é uma área bastante ampla e, dentro deste universo, uma das atividades mais realizadas é a manutenção de estruturas. Após determinado período, as estruturas passam a necessitar não somente de reparos, mas também de intervenções de segurança.
Na cidade de Santos (SP), por exemplo, existe a cadeia de prédios que se tornaram famosos após ficarem tortos. Esses edifícios foram erguidos entre as décadas de 1950 e 1960, mas infelizmente passaram a afundar na orla em 1970.
Devido às fundações rasas, o resultado foi o comprometimento das estruturas de 65 prédios. O terreno local já era naturalmente instável e as fundações foram firmadas a menos de dez metros abaixo da superfície.
Muitos e muitos anos se passaram até que, em 2004, com a participação de universidades de Santos e do poder público, uma série de estudos técnicos foram realizados por pouco menos de uma década.
A recuperação das estruturas começou, de fato, em 2012. Dois anos mais tarde, os edifícios foram salvos e o trabalho finalmente concluído.
Como o cilindro hidráulico ajudou no caso de Santos
Para se ter uma ideia, a inclinação dos edifícios tortos chegavam a 1,80 metros, e a solução para realinhá-los foi fazer o macaqueamento das estruturas, com o uso do cilindro hidráulico.
Naquela época, o peso dos prédios foi avaliado em aproximadamente 6.500 toneladas. Com isso, o cilindro hidráulico entrou na jogada e apenas quatorze exemplares se fizeram necessários para que a estrutura fosse levantada.
O primeiro passo, na ocasião, foi instalar cada cilindro hidráulico na base da estrutura com objetivo de içá-la. Em regra, toda a manutenção da fundação pôde ser feita de forma segura. E por mais que pareça algo um tanto quanto assustador, a intervenção no caso dos edifícios de Santos foi considerada bastante simples.
Além disso, foram muitos anos de estudo e planejamento, e todos os equipamentos utilizados foram escolhidos por sua resistência e segurança.
Conhecendo mais sobre este equipamento e sua utilidade
O cilindro hidráulico tem como função principal, a transformação da energia hidráulica em força mecânica. Isso significa que, esse equipamento tem a capacidade de diminuir a força física exercida pelas máquinas através de energia hidráulica potencial.
Sua composição é formada por diferentes peças, que em geral envolvem: hastes, vedação das hastes, anel raspador, êmbolo, vedação do êmbolo, cilindro, conexão, câmara de haste e, por fim, câmara do êmbolo.
O componente responsável pela movimentação da peça é conhecido como atuador mecânico que, para realizar suas funções, necessita da energia de um óleo pressurizado que serve para suportar a pressão e dirigir o movimento da peça.
A energia exercida pelo movimento do cilindro hidráulico é contínuo, e se preserva desde o início até o final do funcionamento da peça. Em relação a velocidade, tudo depende da compressão e da força aplicada.
Cilindro Hidráulico e suas aplicações
Conforme foi explicado até aqui, o cilindro hidráulico é um equipamento resistente e robusto que serve para levantar cargas pesadas e extra-pesadas.
A potência de macaqueamento realizado pelo cilindro hidráulico pode ser útil no levantamento de viadutos, pontes e edifícios; além de manobras de proteção e elevação, nivelamento, escoramento, montagem industrial, provas de carga, movimentação e troca de aparelhos de apoio.
Existem diversos modelos de cilindros hidráulicos disponíveis no mercado, com capacidades de carga entre 5 a 1.000 toneladas.
Qual o tipo mais utilizado?
De acordo com o texto acima, ficou claro que vários tipos de cilindros hidráulicos podem ser encontrados para venda e locação, todavia, alguns modelos se destacam.
Modelo de Aço Ultra Baixo
Esse é o modelo mais simples de cilindro hidráulico, e sua capacidade de carga não é tão alta, podendo suportar entre 5 e 150 toneladas. Contudo, ele oferece a melhor solução para içar uma carga em espaços confinados com pouca altura.
Isto é, o realiza o levantamento dos primeiros centímetros onde seria impossível encaixar outros modelos de cilindros mais robustos.
Esse tipo de cilindro hidráulico é conhecido também por sua prática fixação, com furos de montagem. O equipamento ainda possui um engate rápido com tampa guarda-pó e retorno por mola.
Equipamento de Aço Simples Ação Alta Tonelagem
Todos os cilindros de alta tonelagem possuem uma capacidade surpreendente, conforme o próprio nome indica, de 50 a 1000 toneladas. Além disso, são equipados com removíveis, parafusos e assentos estriados.
Possuem, ainda, sistema de parada com fim de curso para assegurar a segurança da operação e maior proteção local, e dispositivos de regulagem para melhorar a movimentação.
Cilindro Hidráulico de Aço Dupla Ação Vazado
Se a operação exige proteção de cabos e tirantes, entrada de chumbadores, fixação de matrizes, fechamento de grandes falanges ou outras atividades semelhantes, este é o modelo ideal.
Com uma haste vazada, este cilindro hidráulico é capaz de puxar e empurrar na mesma fixação. Esse tipo modelo garante uma grande versatilidade em aplicações de tensionamento, testes e manutenções.
Ele conta também com uma válvula de segurança que tem como objetivo evitar o excesso de pressurização indevida, ou acidental, no retorno. Sua capacidade de carga varia de 30 a 150 toneladas.
Modelo Para Teste de Ancoragem
Essa versão foi desenvolvida especificamente para realizar testes estáticos de ancoragens estruturais, resistência a tração e dispositivos de ancoragem.
O cilindro hidráulico para teste de ancoragem é um dos modelos mais importantes de todos. Isso porque, para conseguir a liberação do Habite-se por parte do corpo de bombeiros, esse cilindro é de suma importância, uma vez que, por meio dele, é possível averiguar a segurança e eficácia da ancoragem dos cabos de salvamento. Com esse equipamento específico e devidamente calibrado, os pontos devem ser testados um a um.
Como você pôde entender, o cilindro hidráulico é um equipamento chave na construção civil e serve, sobretudo, para garantir a segurança no momento das obras, bem como para posteriores manutenções estruturais.
Entretanto, é importante entender o peso e a aplicação para iniciar as atividades com o modelo correto e que seja capaz de atender às demandas de forma segura.
Acesse outras matérias de nosso blog e fique por dentro do universo hidráulico: mangueiras, terminais, comandos, guinchos, conexões e muito mais.