Guinchos para construção civil: quais os tipos e como são utilizados
Os guinchos para construção civil são utilizados em quase todas as obras. Conheça mais sobre este universo.
No antigo Egito, as grandes construções – como as pirâmides – necessitavam de diversos trabalhadores para realizar o trabalho pesado de transporte de materiais e até mesmo para levantar as estruturas, afinal ainda não haviam meios de facilitação como guinchos para construção civil.
Com o avanço tecnológico, estes dias e noites de trabalho pesado e contínuo passaram a se tornar cada vez mais breves e menos desgastante – permitindo que construções grandiosas e sofisticadas passassem a ser uma atividade corriqueira nas grandes cidades.
Neste texto, mergulharemos no universo dos guinchos para construção civil – uma destas inovações que revolucionaram a maneira como as cidades passaram a ter suas arquiteturas moldadas. Venha conosco e tire suas dúvidas sobre estas máquinas:
Tipos de guinchos
No mercado e, principalmente no catálogo da LENZ, uma grande variedade de guinchos para construção civil estão disponíveis e podem ser escolhidos de acordo com a necessidade do negócio.
Porém, estes diferentes tipos também podem contar com diferentes características a respeito de seu funcionamento, exigindo ou não o uso de força humana. Assim, há dois tipos de guinchos:
Hidráulicos
Os guinchos hidráulicos são qualificados por seu rápido e simples funcionamento, além da variedade de aplicações.
Por demandar -mesmo que indiretamente – da força humana e não de uma fonte de energia elétrica, o trabalho dos guinchos hidráulicos pode ser feito por tempo indeterminado.
Além disso, esse fator é também um diferencial para trabalhar debaixo d’água, coisa que os guinchos elétricos não conseguem. Outro diferencial é o sistema de acionamento manual, podendo ajustar a altura do guincho da maneira desejada.
O funcionamento deste tipo de guincho é feito através de fluidos hidráulicos, como óleos. Uma bomba é encarregada de aplicar pressão nesse fluido, transformando-o em força de tração e puxando o cabo de aço em direção ao carretel.
Sua aplicação é diversa e pode ser feita em diversas áreas, desde oficinas mecânicas no levantamento de veículos até no ramo industrial.
O uso dos guinchos é muito comum ao carregar materiais pesados, como blocos de aço e ferro e principalmente na indústria naval, sendo usados no transporte de barcos e até mesmo de contêineres.
Elétricos
Outro tipo de guincho disponível no mercado e um dos principais tipos de guinchos para construção civil são os elétricos. Este tipo foi criado com o objetivo de facilitar o processo de guinchar, não exigindo a força humana em seu processo.
Seu funcionamento é similar ao dos guinchos hidráulicos, porém, ao invés de transformar fluidos pressurizados em força, os guinchos elétricos dispõem apenas da energia elétrica para funcionar perfeitamente.
Porém, a energia elétrica é um diferencial excludente – como dito acima, a indústria naval, por exemplo, fica limitada ao utilizar os guinchos elétricos por conta da água e das fiações usadas no processo.
Além disso, os guinchos elétricos são projetados com uma trava de segurança para o cabo de aço localizada acima do carretel para maior segurança de quem opera as máquinas.
Outro diferencial dos guinchos elétricos são os joysticks (e/ou controles remotos de botões), que auxiliam ao ativar o motor elétrico e iniciar a operação de reboque.
Por essa praticidade, os guinchos elétricos são os mais comuns no ramo da construção civil em diversos aparelhos. Abaixo, comentaremos um pouco sobre eles.
Os guinchos para construção civil
Assim como já dito no início deste texto, as construções civis existem há muitos anos e, graças à modernidade, os guinchos para construção civil são uma ferramenta essencial que proporcionou a praticidade nestes processos.
Por isso, os guinchos elétricos estão presentes em quase todas – senão todas – as obras para automatizar mais ainda estes processos de levantamento e deslocamento de equipamentos e materiais pesados.
Há dois tipos de guinchos para construção civil, utilizados em diferentes máquinas: os de elevação e os de coluna.
Guinchos de elevação
A principal função dos guinchos de elevação é içar objetos pesados; isso só é possível devido à facilidade de puxar o cabo em direção ao guincho através da energia elétrica.
Assim, ao passar por uma construção civil, é comum ver estes guinchos trabalhando para transportar barras de ferro, pilares metálicos, cestos de transporte com tijolos e outros blocos, baldes com água e massa corrida, pallets e muitos outros.
Guinchos de coluna
Já estes tipos de guinchos para construção civil servem para erguer as cargas na vertical entre pontos diferentes, com a ajuda da energia elétrica. Um de seus diferenciais é o baixo custo.
Para ser utilizado, o guincho deve, primeiramente, ser instalado em uma coluna, em um ponto apropriado para que os parafusos sejam ajustados. Após isso, é necessária apenas a instalação do cabo na carga.
Outro diferencial desse tipo de guincho é que ele pode ser usado com ou sem polia para gancho; seu uso não interfere na capacidade de carga, já que ela também pode ser presa e levantada através de cordas.
Os guinchos de coluna têm grande utilidade pois, ao mesmo tempo que não precisam de esforços físicos para erguer peso, eles sustentam grandes quantidades de carga.
Normalmente, a coluna de sustentação acompanha o guincho na hora da compra, pois ela precisa dispor de algumas especificações, como suas dimensões e seu nivelamento em relação ao guincho.
Isso porque qualquer desalinhamento ou vibração pode atrapalhar o desempenho do guincho, da mesma maneira que alguns problemas no cabo de aço também podem, como a torção ou sobreposição do mesmo.
Há uma grande variedade de guinchos quando pensamos em suas capacidades de transporte. Porém, os mais utilizados são os de 200 kg e 400 kg, que contam com elevação de 25 metros e 12,5 metros por minuto.
Os diferenciais dos guinchos para construção civil
Ao otimizar os trabalhos, além de torná-los mais fáceis e práticos, você também irá poupar bastante tempo – principalmente nas obras, que costumam demorar meses e podem levar anos para ficarem completas.
Assim, utilizar guinchos para construção civil pode trazer alguns benefícios para você, sua obra e os outros funcionários envolvidos.
Entre eles, podemos citar como principais a maior rapidez e segurança para a obra e o fácil içamento e levantamento de grandes pesos.
Por fim, lembre-se sempre de garantir a segurança dos trabalhos com profissionais capacitados e supervisores de segurança para sua obra.