Tudo o que você precisa saber sobre terminais hidráulicos
Entender para que servem os terminais hidráulicos, suas aplicações e os modelos disponíveis no mercado pode garantir a segurança de uma grande operação.
Utilizados em inúmeros segmentos do setor industrial, os sistemas hidráulicos são mecanismos indispensáveis. Diversos tipos de processos, equipamentos, como os terminais hidráulicos, além de máquinas, necessitam desses sistemas para o seu pleno funcionamento.
Eles podem ser encontrados na indústria automotiva, em petrolíferas, mineração, construção civil, agroindústria, entre muitas outras.
Contudo, as peças-chave, tão importantes quanto as mangueiras de condução de fluidos, por exemplo, são os terminais hidráulicos aplicados para conectá-las aos sistemas de bombeamento.
Dentro deste contexto, é importante salientar que existe uma infinidade de terminais hidráulicos, de modelos variados e com muitas opções de combinações e encaixes. Cada um serve para determinado tipo de aplicação e para mangueiras específicas.
Ao longo do texto, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre terminais hidráulicos. Venha conosco!
Terminais hidráulicos: o que são?
Responsáveis por conectar as mangueiras hidráulicas ao sistema de bombeamento, os terminais hidráulicos são componentes que servem para acoplar de forma segura e prática, tornando possível uma boa condução de fluidos.
Eles são confeccionados com um espigão, que é feito para inserir na mangueira e fazer a vedação, além de impedir possíveis vazamentos, e também uma capa de prensagem, que existe para garantir a fixação adequada.
Cada modelo de terminal hidráulico é produzido em determinado material e formato para se adaptar às mais diversas situações e aplicações.
Entender sobre os principais tipos de terminais hidráulicos e em que ocasião eles serão úteis pode ajudar, e muito, na hora de selecionar a opção ideal para determinado projeto ou para reposição de estoque.
Terminais hidráulicos prensados
O grupo de modelos mais comuns de terminais hidráulicos, são os prensáveis, ou apenas prensados, que podem ser acoplados a muitos tipos diferentes de mangueiras. Via de regra, o material utilizado para fabricá-los é o aço inox ou aço carbono, e sua produção costuma ser livre de solda.
Dentro desse grupo, existe uma série de tipos diferentes de terminais hidráulicos, com diferenciais em sua estrutura para melhor combinação e posterior acoplagem na mangueira. Alguns podem ser angulados, alongados, e em formatos incomuns para atender a demandas específicas.
Terminal prensável multifit
Esse tipo pode ser empregado em muitas aplicações, sendo acoplado a mangueiras com reforço espiral, ou naquelas com reforço trançado. Existe a vantagem de poder ser montado com ou sem o descasque da mangueira.
Terminal hidráulico prensado Rotofit
O maior benefício de terminais hidráulicos como estes, é que o uso de adaptadores são completamente dispensáveis. Uma das principais causas de vazamentos, é a torção indevida da mangueira, esse modelo de terminal é bastante eficiente ao evitar que isso ocorra, desse modo o sistema opera de forma muito mais segura.
Terminal Pushlock
Quando o assunto é aplicações que envolvem baixa pressão, os terminais hidráulicos do tipo pushlock são a melhor escolha para garantir uma boa condução interna.
Terminal prensável easyfit
Esse modelo é fabricado em um formato sem rosca, proporcionando um encaixe facilitado. Para acoplar este terminal ao bloco ou área da mangueira basta um pequeno impulso, e seu alinhamento se dá automaticamente.
Essa rapidez e praticidade na aplicação, assim como na manutenção, fazem com que essa peça seja perfeita para a instalação em sistemas de difícil acesso e com espaço restrito.
Terminal prensável spiralfit
Esse componente é recomendado para utilização junto a mangueiras de alta pressão, que possuam camadas de reforço extra em espiral ou trançada.
Terminal prensável minifit
Esse tipo de terminal hidráulico é produzido com espigão compacto, perfeito para ser introduzido a mangueiras de reforço trançado. A instalação dele não exige o descasque da mangueira.
Terminais Interlock Plus
Existe uma infinidade de terminais prensados, dentre eles há também os prensáveis Interlock. Eles são estrategicamente projetados para operar em sistemas hidráulicos com nível de pressão super alta.
São peças extremamente resistentes, levando em consideração a eficiência do seu processo de produção e especificações. Tudo isso torna possível que a estabilidade dos sistemas seja garantida mesmo com muita vibração durante picos de pressão.
Contudo, o processo de instalação desse modelo é um pouco mais trabalhoso, sendo necessário o descasque interno e externo da mangueira.
Assim, os terminais hidráulicos Interlock ficam precisamente em contato direto com a camada de reforço. Isso é necessário para maior segurança e fixação em relação ao sistema hidráulico.
A LENZ trabalha com duas linhas de terminais hidráulicos: o Interlock e Standard. Enquanto a primeira opção já foi explicada acima, os modelos Standard são perfeitos para operações que envolvem baixa e média pressão.
São inúmeras combinações possíveis e eles são produzidos seguindo criteriosamente as normas de classificação de ações especiais e para normas de conduta.
Terminais hidráulicos prensados One Piece
O grande diferencial dos terminais hidráulicos one piece é que, como o próprio nome dá a entender, eles são fabricados como uma peça única. Normalmente, a capa prensável é utilizada para fixar os terminais na mangueira, mas este modelo já conta com uma capa integrada.
Via de regra, os terminais hidráulicos one piece são recomendados para compor sistemas com diferentes níveis de pressão de condução.
No mercado, as variações que podem ser encontradas, são: terminal prensável one piece kompact (OPK), terminal prensável one piece high (OPH) e terminal prensável one piece flat (OPF). Todos os modelos são indicados para o uso em mangueiras espiraladas ou trançadas.
Terminais hidráulicos reusáveis
Existem ainda os terminais hidráulicos reusáveis, que têm como principal benefício a dispensa de máquinas de prensagem para serem instalados. Dessa forma, o manuseio é facilitado, economizando tempo de trabalho e tornando a manutenção dos sistemas hidráulicos mais ágil.
Outra vantagem importante desta linha de terminais é a sua excelente relação custo-benefício, uma vez que, em possíveis situações onde há rompimento das mangueiras, os terminais ainda podem ser reaproveitados.
Por outro lado, os sistemas hidráulicos mais atuais operam em pressões muito acima das suportadas pelos terminais reusáveis, por isso, praticamente não são utilizados.
Agora que a função dos terminais hidráulicos foi bem entendida, assim como os principais modelos disponíveis no mercado. É importante lembrar que, antes de investir nessas peças, é preciso entender bem o tipo de sistema, maquinário, mangueiras e outros componentes que estarão envolvidos na operação.
Mas se o interesse for para abastecer um estoque para revenda, é necessário conter os tipos ideais que vão atender o público-alvo.