Segurança e tecnologia: saiba tudo sobre o guincho elétrico
Conheça os guinchos elétricos, equipamentos que facilitam operações com itens pesados com muita segurança e tecnologia!
Os guinchos elétricos são utilizados em diversas situações que envolvem o carregamento de itens pesados, como automóveis ou materiais de construção.
Além deles, existem outros tipos de guinchos com finalidades semelhantes, tais como os hidráulicos, os manuais, os mecânicos e os mecânicos portáteis. Dentre todos eles, porém, os elétricos são os mais populares!
Os guinchos elétricos possuem três partes:
- ⦁ Sarilho;
- ⦁ Carretel;
- ⦁ Cabo de aço.
Esses equipamentos utilizam energia para enrolar o cabo ao redor do rolo para puxá-lo com muita facilidade. Por isso, esse tipo de guincho é muito seguro, ao passo que não há necessidade de ação manual para puxar automóveis.
Guincho elétrico de relevação
O guincho elétrico de elevação é muito versátil, possibilitando a movimentação vertical e horizontal.
Esse equipamento é composto por um guincho, que é operado por comando através de um motor elétrico, uma polia e um suporte para o complexo inteiro.
O suporte pode ser de dois tipos: um braço rotativo com estrutura tubular em um poste ou um guincho com trilho deslizante.
Guincho de coluna elétrico
Existem tipos de guinchos elétricos de coluna que suportam pesos variados para diferentes finalidades. Dessa forma, um guincho de coluna que suporta 350 kg realiza as mesmas funções do que suporta 200 kg, o que muda é a capacidade de elevação de carga.
É importante dizer que somente um profissional qualificado pode controlar e montar esse equipamento.
Como montar o guincho de coluna elétrico?
A montagem precisa ser feita por profissionais capacitados de acordo com a NR 35 dos trabalhos em altura. Além disso, é importante usar equipamentos de proteção individuais.
Confira como montar guincho de coluna corretamente:
Primeiro, confira se a ligação elétrica é segura. Depois parafuse a mão francesa na estrutura superior e fixe o suporte de comando. Em seguida, faça a instalação do guincho no pedestal para guincho de coluna. Após isso, realize a fixação com as abraçadeiras adequadas e nivele o guincho de coluna.
Como usar um guincho elétrico corretamente
Os guinchos elétricos podem ser perigosos se usados de maneira incorreta. Há muitos pontos para se atentar ao fazer uso desse tipo de equipamento.
Confira abaixo como utilizar os guinchos elétricos com segurança e eficiência:
Para liberar um cabo por meio de um guincho de alimentação comum, é necessário liberar a trava de segurança acima do carretel.
Em seguida, o cabo é puxado de forma manual para ser ligado ao veículo e a trava é acionada novamente.
O serviço começa quando se dá início à tração através do motor elétrico que é ligado a um botão de controle. Mesmo que falte bateria, o guincho elétrico ainda pode funcionar, mas com uma manivela manual.
Antes de escolher o guincho, é importante dimensioná-lo! Mas como fazer isso?
Observe a capacidade máxima de carga do equipamento. Esta, deve ser maior que o peso máximo que for transportado pelo guincho, para evitar qualquer risco de acidente. Geralmente, a capacidade de tração deve ser duas vezes maior que o peso da carga. O ideal é sempre pensar em uma margem de segurança de 50%.
Cuidados ao usar guinchos elétricos
As manilhas são um ponto de atenção. Afinal, elas são projetadas para aguentar a carga na posição de 90 graus.
Portanto, não as utilize de forma inadequada, porque podem surgir problemas. Além disso, elas são muito pesadas, por conta do seu potencial de armazenamento de energia.
Outro ponto de atenção é o cuidado para não deixar o cabo do guincho sob algum tipo de tensão. Isso porque, desta maneira, os guinchos elétricos podem se desgastar com mais rapidez.
Ademais, não é recomendado ficar perto do cabo do guincho elétrico, devido ao perigo que esta proximidade representa.
Em relação às recomendações para utilizar os guinchos elétricos, pode-se apresentar:
- ⦁ Faça uso de luvas resistentes e calçados antiderrapantes para auxiliar no trabalho mais seguro;
- ⦁ Não esqueça de sinais manuais quando duas pessoas estão fazendo uso do guincho;
- ⦁ Atente-se aos movimentos realizados;
- ⦁ Cheque o estado dos cabos antes, durante e após a utilização do equipamento;
- ⦁ Para prolongar a vida útil dos cabos, evite expô-los ao calor, chuva, óleo e elementos afiados.
Vantagens do uso de guinchos elétricos
Os guinchos elétricos podem aumentar a produtividade da empresa, à medida que esses aparelhos transportam objetos com rapidez e facilidade.
Uma característica interessante deste equipamento é o fato dele possuir poucas peças móveis, o que confere menos desgaste. Além disso, o uso de guinchos elétricos diminui o valor da mão de obra.
Outra vantagem é que eles são mais silenciosos em comparação aos outros tipos de guincho. Um benefício adicional reside ainda na sua grande variedade de modelos, o que o permite atender a diversos setores e necessidades.