Conheça o guincho elétrico 12v e saiba detalhes sobre seu funcionamento
Saiba tudo sobre o guincho elétrico 12v! Criado para facilitar especialmente a vida de quem faz trilhas off-road e precisa constantemente retirar o veículo de atoleiros, ele também pode rebocar outros automóveis e até barcos.
Antigamente, a tarefa de rebocar um automóvel pesado era bastante complexa e difícil. Nos dias atuais, esta realidade ficou para trás! Esta missão incômoda, mas muitas vezes necessária, tornou-se muito mais prática com a chegada do guincho elétrico 12v.
Em via de regra, o guincho elétrico 12v é usado em operações que precisam puxar automóveis, barcos para reboque e retirar veículos off-roads de alguma trilha com atoleiro e plataformas de autossocorro.
Este equipamento se destaca com relação às versões manuais. Afinal, ele dispensa a manivela, desenrolando o cabo de aço em carretel por meio de um motor elétrico que é também utilizado como principal fonte de energia.
Gostou do que viu até aqui? Venha conosco e saiba detalhes deste equipamento tão útil!
Como o guincho elétrico 12v funciona
Para a surpresa de muita gente, os guinchos elétricos 12v são extremamente práticos durante o uso, além do fácil manuseio.
Entretanto, é importante se manter atento a determinadas recomendações para colocá-lo em uso de maneira segura. Tais recomendações se aplicam especialmente na hora de soltar o cabo. Isso porque, neste momento, é preciso liberar a trava de segurança acima do carretel.
Os cuidados também se estendem para um momento posterior, no qual é necessário puxar o cabo de forma manual pela distância suficiente para ser conectado ao automóvel, barco ou item a ser guindado.
Para que não haja risco de soltura, a trava de segurança deve ser novamente acionada após a etapa anterior.
Feito isso, a operação de reboque pode ser iniciada ativando o motor elétrico por meio do joystick ou controle remoto (botão de controle).
Existem diferentes modelos de guincho elétrico 12v?
Sim, no mercado é possível encontrar diversos modelos de guincho elétrico 12v. Embora o funcionamento e mecânica sejam basicamente iguais, eles se diferenciam no âmbito do comprimento do cabo de aço, bem como na capacidade de carga que podem suportar.
Alguns modelos são especialmente vantajosos. Afinal, mesmo em casos em que falte bateria ou ocorra qualquer outro problema que impeça o acionamento do motor, uma manivela manual vem inclusa com o equipamento – possibilitando a ação de reboque.
Os guinchos elétricos 12v são vendidos com base em sua capacidade de tração, que podem ir de 3000lbs a 30000 lbs. Ou seja, na hora de adquirir um deste é imprescindível saber o peso médio do que pretende rebocar em caso de necessidade, para evitar possíveis transtornos.
Precauções ao manusear um guincho elétrico 12v
Utilize trajes adequados
É de suma importância evitar o uso de roupas folgadas ou acessórios durante o manuseio do guincho elétrico 12v. Tal cuidado se deve ao fato de que fragmentos soltos poderiam facilmente ser capturados acidentalmente. Por este motivo, é sempre bom prevenir!
Além disso, é recomendado o uso de luvas apropriadas e grossas, como as de couro, por exemplo. Isso porque, alguns arames do cabo de aço podem se desenrolar durante o processo e fazer a operação com as mãos nuas pode resultar em ferimentos.
Certifique-se sobre o distanciamento seguro
Em hipótese alguma deve-se pisar em cima do cabo, pois dessa forma, as chances de ocorrer um acidente são altas. Durante a operação de reboque, é preciso se certificar de que todas as pessoas e objetos estejam a uma distância segura (de aproximadamente 1,5 vezes o comprimento) do cabo de aço.
Essa precaução se faz necessária porque se por alguma razão o cabo romper durante a tração, ele tende a ricochetear podendo provocar lesões muito graves.
Evite sobrecargas
- Jamais desloque seu guincho elétrico 12v carregando-o pelo cabo ou tente desconectá-lo de forma brusca do conector elétrico. O cabo deve ser protegido contra bordas afiadas, calor e óleo;
- Em caso de superaquecimento do motor, desligue-o imediatamente e deixe que esfrie até que esteja seguro ao tato;
- O guincho não deve permanecer ligado em ocasiões onde o motor sofre alguma parada;
- Não tente guinchar um automóvel mais pesado que a capacidade suportada pelo seu guincho, cargas e impactos em excesso podem quebrar o equipamento e causar acidentes;
- Quando o guincho não estiver sendo utilizado, a embreagem deve ser desengatada e, quando o aparelho for utilizado, deve ser totalmente engatada.
Cuidados e Manutenção
Antes de iniciar uma operação de reboque, é indispensável que o guincho elétrico 12v seja cuidadosamente inspecionado. Ao localizar uma ou mais peças que estejam desgastadas e/ou danificadas, é preciso procurar um centro de serviço autorizado para o reparo ou substituição.
O principal item a ser analisado com frequência e antes de cada utilização do guincho, é o cabo de aço que deve ser mantido em condições ideais de uso. Se este componente apresentar partes com ferrugem ou estiver desfiando em algum ponto, a substituição é de extrema necessidade.
Entretanto, durante essa troca, é preciso adquirir outro cabo com a espessura condizente com o aparelho, conforme indica o manual.
No geral, as peças de reposição devem ser idênticas às de fábrica. Dessa forma, o guincho não apresentará problemas ou risco à segurança do usuário.
Como efetuar o rebobinamento do cabo de forma correta
As luvas de couro também devem ser utilizadas durante o processo de rebobinamento. Para realizar esta tarefa de forma adequada é preciso exercer uma carga leve sobre o cabo. O correto é segurá-lo com uma mão enquanto segura o controle remoto com a outra mão.
O usuário deve se posicionar de forma centralizada com relação ao guincho e o mais distante possível (conforme a extensão solta do cabo). Acionado o guincho, a carga deve ser mantida, passadas firmes e cautelosas devem ser feitas em direção ao motor.
O cabo nunca deve ser inclinado na mão e o responsável pelo manuseio não deve se aproximar demais do carretel. Repita o processo ligando e desligando o guincho cuidadosamente a cada passada, até que falte apenas 1 metro de cabo para ser enrolado.
Em seguida, desligue o controle remoto e termine o rebobinamento de forma manual, girando diretamente o tambor com a embreagem desengatada.